Portal Fit - fitness, saúde e bem-estar
Selecione a categoria desejada
HOME > Alimentação > Alimentos > Artigo

Suco detox emagrece?

Mitos e verdades sobre a moda dos sucos detox

Palavra chave: desintoxicar, detox, , emagrece, , suco

Por Portal Fit - Publicado em: 25/11/2015

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook

imagem meramente ilustrativa

Será que os sucos detox emagrecem mesmo?

Sucos naturais de frutas são gostosos e refrescantes, porém, muitos mitos ainda rondam estes alimentos. As frutas são alimentos saudáveis por serem ricas em vitaminas, sais minerais, e fibras (que diminuem a capacidade do nosso organismo de absorver gorduras, além de causar maior sensação de saciedade), porém o suco extraído da fruta não possui essas fibras, e pode acabar se tornando perigoso para a dieta e para os diabéticos.

A frutose é um açúcar (carboidrato) de alto índice glicêmico, ou seja, é absorvido quase que imediatamente pela nossa corrente sanguínea. Se não utilizamos todo esse açúcar como fonte de energia, uma parte pode acabar sendo armazenada em forma de gordura em nosso corpo. Por isso o cuidado no consumo de frutas com alto índice de frutose é essencial para a manutenção da dieta.

Veja abaixo a quantidade de calorias de um copo (de aproximadamente 200 ml) e sem adição açúcar:
• Suco de laranja (200 calorias, o mesmo que um copo de refrigerante normal)
• Suco de açaí ou manga (150 calorias)

Há também opções bem menos calóricas, como o suco de limão, acerola e maracujá, com uma média de 25 calorias por copo.

Os sucos detox:
Esses sucos geralmente aliam alimentos termogênicos (que aceleram nosso metabolismo, como limão, gengibre, canela e pimenta) com alimentos diuréticos, como berinjela, abacaxi, e outros, ajudando a remover impurezas/toxinas do nosso organismo, além de diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Dessa maneira, o suco detox pode diminuir a circunferência corporal e suavizar a celulite, mas é muito importante entender que esse "emagrecimento" é basicamente líquidos que o seu corpo perde. Essa perda fará o seu peso diminuir, porém, em muitos casos, esse peso acaba voltando, pois essa água precisa ser reposta para hidratar o corpo.

Em casos extremos, onde houver um excesso de retenção líquida, o peso corporal pode permanecer mais baixo durante um período de tempo mais prolongado.

Aliados a uma dieta balanceada, esses sucos podem ser uma boa opção para quem não gosta de comer certas frutas, verduras e legumes, e acaba fazendo com que a pessoa perca gordura e emagreça efetivamente, além de melhorar o trânsito intestinal.

Mas lembre-se: 
• Tomar esses sucos sem uma dieta equilibrada não irá fazer você emagrecer.
• Nunca acrescente açúcar.
• O consumo em excesso desses sucos aumenta a quantidade de carboidrato consumida durante o dia e com certeza irá sabotar sua dieta. Fique atento.
• Frutas ácidas como o limão, mesmo possuindo vitamina C e outras propriedades importantes, devem ser evitadas por portadores de gastrite.

A única maneira de emagrecer efetivamente (perder gordura corporal) é fazer com que o seu corpo consuma sua gordura como fonte de energia. Isso só irá acontece com uma boa alimentação aliada a exercícios físicos.

Não há alimento que "derreta sua gordura". Não caia nessa armadilha.
Não há alimentos nem dietas milagrosas.

Artigos relacionados:

MR Corretora de Planos de Saúde
Next Planos de Saúde
Siga o PortalFit Facebook Twitter Instagram E-mail

© PortalFit 2015. Todos os direitos reservados.

"As informações contidas neste portal possuem caráter meramente informativo, não substituindo, de modo algum, o acompanhamento de médicos, nutricionistas, educadores físicos ou quaisquer outros especialistas."