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Saiba mais sobre a Whey Protein.

O que é, para que serve, benefícios e como tomar.

Palavra chave: whey protein, whey, proteína

Por Portal Fit - Publicado em: 25/11/2015

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imagem meramente ilustrativa

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de fabricação do queijo. 

Benefícios da suplementação com whey protein.
• Alto valor biológico (100). Veja abaixo a tabela de valores biológicos.
• Alta concentração de aminoácidos essenciais como Glutamina e BCAA.
• Não há adição de colesterol e gordura.
• Retenção de nitrogênio (construção e crescimento muscular).
• Possui ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e ajuda na recuperação muscular.
• Aumento da taxa metabólica.
• Rápida absorção.
• Aumento da lipólise (queima de gordura).
• Maior controle de proteína por porção.
• Rápida absorção.*

* A rápida absorção é fundamental para quem busca a hipertrofia muscular. Estudos mostram que, logo após o treino, nossos músculos estão mais receptivos e necessitados de nutrientes, o que proporciona uma alta capacidade de absorção de proteínas e aminoácidos, o que garante um ambiente anabólico totalmente favorável devido ao aumenta da síntese proteica.

Valor biológico das principais fontes de proteína.
• Frango: 79
• Peixe: 83
• Carne vermelha: 80
• Ovos: de 88 á 100
• Laticínios como o leite e queijo: 80

A Whey Protein não é utilizada apenas para dietas de ganhos musculares. É usada também para quem quer emagrecer e manter a massa magra, pois auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, causando mais saciedade do que outras proteínas.


Tipos de whey protein: São classificadas em 3 tipos, de acordo com o processo de filtragem e o grau de pureza.

Whey Protein Concentrada:
Passa por um processo leve de filtragem, (microfiltração e Ultrafiltração), resultando em um Whey mais barato, mas com uma porcentagem de pureza de 70 a 80%. O restante é dividido entre carboidratos e gorduras.

Ainda assim contém grande quantidade de BCCA e glutamina, além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas.  

Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo, além de aumentar nossa imunidade devido as suas características antioxidantes.

Whey Protein Isolada:
Por passar por um processo de filtragem muito maior, sua concentração de proteínas é bem maior que a da Whey Protein concentrada, chegando em até 95% de proteínas. Em algumas marcas chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura.

É uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando a redução de gordura corporal.

Whey Protein Hidrolisada:
Esse tipo de Whey, além de passar por um processo de filtragem rigoroso, passa por um processo conhecido como hidrólise, onde ocorre a quebra das proteínas em fragmentos menores de peptídeos, tornando o processo de absorção pelo nosso organismo quase que imediato.


Cuidados no consumo da Whey Protein:
Tudo em excesso faz mal, e com a Whey Protein não é diferente. Qualquer um que exceder a ingestão diária recomendada (IDR) está sujeito a ter problemas.

A proteína possui nitrogênio (16%) junto com enxofre, P e Fe. O excesso de nitrogênio que não é filtrado por completo nos rins pode trazer desconforto abdominal, cálculos renais e outros problemas.

O ideal é sempre ter o acompanhamento de um profissional da área para evitar o consumo de forma errada, o que pode acabar causando um efeito diferente do que se espera.


Quanto devo consumir de proteína?
A quantidade recomendada de ingestão de proteína varia de acordo com o ritmo que cada indivíduo se exercita, mas, no geral podemos citar:

• Indivíduos sedentários: Em média 0,8g / Kg
• Indivíduos que treinam de 5 a 6x por semana: Em média 1,2 – 1,6g / Kg
• Praticantes de treinamento de força rigoroso: 1,8g / Kg

Essas quantidades de proteína devem ser distribuídas ao longo do dia, e a whey protein serve para complementar e oferecer praticidade no consumo total dessas proteínas.

Uma boa dica é você consumir a whey protein de 1 a 3x ao dia, preferencialmente antes e após os seus treinos.

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