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Quantas vezes por semana devo treinar musculação?

Veja como montar a sua rotina semanal de treinos.

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Por Portal Fit - Publicado em: 25/11/2015

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imagem meramente ilustrativa

O treinamento físico é objeto de muito estudo e muitas opiniões distintas, por isso não podemos dar aqui uma resposta exata, uma verdade absoluta. Devemos sempre levar em conta a individualidade biológica de cada indivíduo.

Por isso, o ideal é que cada caso seja acompanhado por um profissional da área, que irá levar em conta fatores como:

• Objetivo
• Tempo disponível
• Modalidade do treinamento

Este artigo irá se basear na musculação.

A OMS (organização mundial da saúde) diz que o ideal para uma vida saudável é uma prática de no mínimo 4x na semana, com duração de pelo menos 30 minutos, em dias intercalados. Sempre reforçando que definir a frequência semanal ideal varia de pessoa para pessoa.

Separamos algumas dicas que irão te ajudar a definir a sua frequência ideal de treinos:

Descansar é muito importante: treinar todos os dias é contra indicado. Em alguns casos, e em algumas situações, atletas de ato nível treinam todos os dias para produzir uma sobrecarga adequada. Mas este é um grupo pequeno, em que nós, atletas amadores não nos enquadramos.

Na maioria dos casos, o recomendado é de 2 a 3 dias de descanso, para que a recuperação muscular possa ser completa e eficiente.

Um modelo muito eficiente é o descanso nos finais de semana (sábado e domingo) e um descanso durante a semana. Assim podemos causar uma boa sobrecarga sobre cada grupo muscular, e respeitar o tempo de regeneração das fibras musculares.

Defina objetivos claros: para um fisiculturista profissional, treinar 3x  na semana é inaceitável, da mesma forma que, treinar de 6 a 7x, para quem somente quer melhorar (ou manter) seu condicionamento físico pode parecer exagerado.

Por isso, muito importante saber aonde você realmente quer chegar com seus treinos.

Estudos científicos mostram que 3 treinos por semana auxiliam bastante no aumento da força e da hipertrofia (crescimento) muscular.

Planeje seu tempo e seus treinos: Procure sempre treinar com qualidade. As vezes é preferível treinar 3x na semana com tempo suficiente ao invés de 4 ou 5 vezes com o tempo apertado.
Aproveite ao máximo o tempo que estiver treinando.

Na musculação, menos pode ser mais: Cada vez mais cresce os adeptos da teoria que: treinar menos traz mais resultados. Inclusive, estudos científicos comprovam esta tese.

Mas como isso funciona?

Treinos longos de musculação já estão em desuso. Estudos mostram que o treino deve ter duração de 45 minutos a 1 hora no máximo, para se alcançar melhores resultados e não ter o temido efeito catabólico, que basicamente é o seu corpo “consumir” seus próprios músculos como fonte de energia.

Para os iniciantes, treinar musculação de 2 a 3x por semana por um tempo reduzido, aliando atividades complementares proporcionarão melhores resultados.

Os alunos intermediários e avançados podem treinar de 4 a 6x por semana, com menor volume de exercícios e maior intensidade.

Lembrando que a individualidade de cada pessoa sempre deve ser respeitada, por isso é fundamental procurar um professor/profissional especializado para obter as melhores informações sobre sua rotina e técnica de treinos.

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