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Porque algumas pessoas estão sempre com fome?

Entenda o que está por trás dessa vontade de comer o tempo todo.

Palavra chave: fome, comer

Por Revista Corpo a Corpo - Publicado em: 06/03/2016

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imagem meramente ilustrativa

Você mal acaba de comer e já está pensando na sobremesa ou na próxima refeição?

Você até tenta seguir a dieta, mas parece que a quantidade de comida nunca é suficiente, pois sua vontade de comer é incontrolável. Acredite, essa fome constante pode ser carência de algum nutriente, e o tipo de alimento que você procura é um sinal do que o seu organismo precisa.

Vontade de doces
Se você tem muita vontade de comer doces é sinal que está faltando cromo no seu organismo. Sem esse mineral, você dificilmente consegue driblar o desejo por doces. O cromo regula a quantidade de açúcar no sangue, diminuindo a vontade de ingerir doces. Ele ainda reduz o colesterol ruim, alivia os sintomas da TPM, combate o cansaço e ajuda no ganho de massa muscular.

Fontes de cromo: frango, peixe, ovo, leite, aveia, chia, uva, maçã, laranja, espinafre, brócolis, tomate, milho e feijão.


Ansiedade
Quando a ansiedade bater e der vontade de descontar na comida, dê preferência aos alimentos ricos em vitamina B5, que é rica em ácido pantotênico e ajuda a transformar lipídios, carboidratos e proteínas em energia, além de combater o estresse físico e mental.

Fontes de vitamina B5: abacate, brócolis, gema de ovo, batata, gérmen de trigo, tomate, leite, batata doce e melaço.


Buraco no estômago
Para evitar sentir muita fome durante o dia, invista em alimentos ricos em fibras. Elas funcionam como uma espécie de esponja que incha e ocupa uma grande parte do estômago. Dessa forma a pessoa fica saciada por mais tempo.

Fontes de fibras: hortaliças, feijão, grão de bico, frutas com casca, chia, linhaça e aveia.


Comer por prazer
Se a cada mordida em um hambúrguer, a cada gole em um refrigerante ou a cada colherada de sorvete você estiver procurando uma fonte de prazer imediato, é sinal que seu nível de triptofano está baixo. É ele que mantém os níveis adequados de serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Se a quantidade não estiver adequada, a primeira reação do organismo é buscar alimentos calóricos para compensar.

Fontes de triptofano: lentilha, grão de bico, maçã, banana, canela, feijão e chocolate meio amargo.


TPM
Se no período de TPM seu apetite fica incontrolável é porque está faltando magnésio. Assim como o triptofano, esse mineral participa da produção de serotonina e é essencial para que você sobreviva à tensão pré-menstrual sem sair da dieta. A deficiência de magnésio pode gerar resistência à insulina. Com isso, as células não recebem a glicose de forma adequada e o corpo entende que há necessidade de carboidratos, disparando a vontade de comer pães, doces e massas.

Fontes de magnésio: cereais integrais, couve, amendoim, nozes, amêndoas, beterraba, banana, espinafre, leite, grão de bico, soja, abacate, semente de abóbora, avelã, castanha do pará, alcachofra, aveia, iogurte, arroz integral e ameixa.


Falta de proteína
Comer apenas um pãozinho no café da manhã irá causar beliscadas sem fim durante o dia. Ingerir uma proteína (ovo ou iogurte) no café da manhã promove mais saciedade e reduz o consumo de calorias ao longo do dia. A proteína retarda a digestão e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que diminui a compulsão alimentar.

Fontes de proteína: iogurte, nozes, queijos brancos, peixes, frango, ovos e soja.

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