Portal Fit - fitness, saúde e bem-estar
Selecione a categoria desejada
HOME > Fitness > Musculação > Artigo

Os erros mais comuns de quem busca a hipertrofia muscular.

Os erros básicos que atrapalham o ganho de massa muscular.

Palavra chave: hipertrofia, massa muscular, músculos, hipertrofia muscular, erros

Por Portal Fit - Publicado em: 24/01/2016

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook

imagem meramente ilustrativa

Da mesma forma que a muitos querem emagrecer rapidamente, o mesmo acontece com quem busca a hipertrofia muscular. Motivados pela pressa e por falsas expectativas, a grande maioria costuma errar sempre nos mesmos pontos.

É comum vermos pessoas que já treinam há algum tempo e nunca conseguiram alcançar os resultados desejados. E acredite, quase nunca é por conta de uma genética ruim ou treinos sem eficácia. São os detalhes considerados “básicos” que prejudicam os resultados, pois acabam sendo negligenciados por não receberem sua devida importância dentro do processo.

Então, se você tem falhado em ganhar massa muscular, é bem provável que esteja cometendo algum (ou alguns) dos erros abaixo:

Treino, variações e execução dos exercícios:
É comum pessoas começarem a treinar sem nenhum acompanhamento profissional e ainda montarem os seus próprios treinos. Além do risco de lesões, a chance de não haver progresso é grande, pois um treino montado sem a orientação adequada, muito provavelmente não irá explorar por completo suas capacidades e suprir suas reais necessidades. 

Além de um treino adequado, com carga e repetições coerentes, temos sempre que variar os tipos de exercícios e as técnicas de execução. Assim evitamos que corpo “acostume” com o treinamento, já que nossos músculos se adaptam muito facilmente a uma mesma rotina de treinamento.

Não adianta tudo isso estar perfeito, e você não ter postura e/ou técnica para executar o exercício corretamente.

Quem busca hipertrofia deve executar os exercícios corretamente (de forma concentrada) para evitar lesões e alcançar o máximo desempenho na contração e ruptura das fibras musculares.

Comer bastante não significa comer bem:
Se você nunca anotou os macro nutrientes e as respectivas quantidades ingeridas dos mesmos diariamente, seu erro já começa aqui. A maioria das pessoas poderia ignorar o restante do artigo se levasse este item realmente a sério.

Você já tem uma dieta equilibrada, mas não consegue mantê-la por muito tempo:
Parou a dieta, de volta a estaca zero.

Abandona da dieta nos finais de semana:
Você está ganhando e perdendo massa muscular 24 horas por dia, 7 dias por semana – dieta nunca termina.

Você tem a ilusão que irá crescer definido:
Quase ninguém consegue crescer e ainda manter sua taxa de gordura baixa ao ponto de ficar definido.

Você espera ganhar muito músculo em questão de meses:
Espere resultados concretos dentro de um ou dois anos de treinos intensos, sempre seguindo sua dieta. Não desista. Nunca abandone sua dieta.

Você faz atividades aeróbicas em excesso:
Faça pouca atividade aeróbica para ganhar massa muscular. Se gosta de correr todos os dias, fazer muay thai, jiu-jitsu ou ainda jogar futebol, esqueça.

Ou você faz aeróbico ou ganha massa muscular. Escolha uma das duas opções, pois são ações totalmente antagônicas.

Treinos longos demais:
Treino muito volumoso causa a morte (consumo) da massa muscular. Para ganhar massa muscular efetivamente treine no máximo 1:15 hora por dia.

Se alimente imediatamente após o término do seu treino, essa é a chamada refeição pós-treino, importantíssima para a hipertrofia muscular.

Você se preocupa com detalhes e continua ignorando o básico que funciona:
Não importa se você já faz dropsets, bisets, séries negativas, tem um treino montado por um expert, toma os melhores suplementos, se você não segue uma dieta adequada, achando que os outros detalhes compensarão. 

Você não está dando a devida prioridade ao seu objetivo:
Você quer ficar grande, mas não quer que a academia atrapalhe absolutamente nada na sua vida. Se você não quiser abrir mão de nada em prol do seu objetivo, não obterá sucesso. Não é possível progredir em nada com esse tipo de pensamento.

Suplementação:
Preciso tomar suplementos para conseguir hipertrofia muscular?
Não! Seus músculos crescem mesmo sem suplementação. Mas, com uma suplementação adequada, prescrita por um profissional, com certeza você terá muito mais ganhos e qualidade muscular.

Descanso e Overtraining:
Dormir. Sim, dormir. O conhecido “sono anabólico” é de extrema importância para atletas que buscam hipertrofia. Descansar de 6 a 8 horas por dia é fundamental para alcançar seus objetivos.
 
Treinar pouco é ruim, mas treinar demais também é. Quem treina além do necessário causa uma exaustão para os músculos iniciando assim o processo de queima muscular.

Ao invés de crescer, como está “cansado”, seu músculo começa a diminuir. Como saber quanto devo treinar? Seu instrutor pode e deve ajuda-lo nisso. Mas você também deve considerar quando as dores pós treino são constantes, isso é sinal de overtraining.

Hidratação:
Quem pratica exercícios físicos deve hidratar-se muito bem.

A quantidade de água a ser consumida varia de acordo com a necessidade de cada um. Mas vale lembrar que não devemos tomar água somente na hora da sede, sentir sede já é um sinal que o corpo já passou do momento de ser hidratado. 

Procure tomar no mínimo 2 litros de água por dia.

Lembrando sempre que, os treinos, dietas e suplementação que você venha a consumir, devem ter acompanhamento de profissionais . Não faça nada sozinho para não comprometer o seu treinamento, os seus resultados e nem a sua saúde.

Artigos relacionados:

MR Corretora de Planos de Saúde
Next Planos de Saúde
Siga o PortalFit Facebook Twitter Instagram E-mail

© PortalFit 2015. Todos os direitos reservados.

"As informações contidas neste portal possuem caráter meramente informativo, não substituindo, de modo algum, o acompanhamento de médicos, nutricionistas, educadores físicos ou quaisquer outros especialistas."