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Os benefícios da batata doce para a saúde.

A fonte de energia que ajuda a emagrecer.

Palavra chave: batata doce, batata, benefícios

Por Portal Fit - Publicado em: 25/11/2015

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imagem meramente ilustrativa

A batata doce já foi considerada um dos alimentos mais nutritivos do mundo. 

Hoje em dia virou a queridinha de 10 entre 10 blogueiros fitness, e promete continuar no ranking dos alimentos inseparáveis de quem busca uma boa saúde e/ou um corpo atlético.

Ela é basicamente composta por carboidrato de baixo índice glicêmico (IG), ou seja, é transformado em energia aos poucos, quase não elevando a taxa de açúcar no sangue. Dessa maneira faz com que o corpo libere muito pouca quantidade de um hormônio chamado "insulina", que é o responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gordura corporal.

A liberação lenta de açúcar no sangue também ajuda a manter os níveis de glicogênio (o combustível dos músculos), impedindo a perda de massa muscular durante os treinos - o temido catabolismo.

Por todas essas características, a batata doce acaba sendo uma excelente opção para quem pratica exercícios físicos.

Oferece ainda grande sensação de saciedade, o que ajuda muito quem quer emagrecer (desde que seja consumida sem exageros).

Vitaminas e minerais presentes na batata doce:

• Vitamina A (saúde dos olhos, pele e sistema imunológico)
• Vitamina C (cicatrização, digestáo, construção dos ossos, sistema imunológico)
• Vitaminas do complexo B (produção de anticorpos e sistema nervoso)
• Beta-caroteno (ação anti-inflamatória)
• Magnésio (ativa várias enzimas)
• Fósforo (mais disposição)
• Cálcio (saúde dos ossos)
• Potássio (controla a pressão arterial)
• Ferro (combate a anemia)
• Manganês


Principais benefícios da batata doce:

• Aumento da massa muscular, pois oferece energia para o treino;
• Controle do diabetes, pois regula o açúcar do sangue;
• Fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitamina A;
• Rica em antioxidantes;
• Rica em fibras: saciedade, emagrecimento e aparelho digestivo saudável;
• Alto poder anti-inflamatório;
• Ajuda manter a produção de colágeno;
• Ajuda a prevenir inflamações como artrites e úlceras estomacais.

A melhor maneira de extrair todos esses benefícios é consumir a batata doce com a própria casca, não esquecendo dos cuidados com a preparação da mesma, evitando fritar e/ou adicionar gordura no momento do preparo.

Tabela nutricional  em 100 gramas de batata doce:

• Energia = 86 calorias
• Proteínas = 1,8 g
• Gorduras totais= 0 g
• Carboidratos = 20 g
• Açúcar = 4,2 g
• Fibras = 3 g
• Colesterol = 0 mg
• Cálcio = 30 mg
• Sódio = 55 mg
• Ferro = 0,7 mg
• Potássio = 337 mg


Sugestão de consumo:

A batata doce pode ser consumida nas refeições principais como almoço e jantar nos
dias de treino, acompanhada de alimentos ricos em proteínas com pouca gordura, como peixe, frango, peru ou ovos.

Além disso, é importante incluir sempre na refeição uma salada de legumes variados.

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