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Musculação emagrece?

A musculação ajuda na perda de gordura corporal.

Palavra chave: musculação, emagrecer, gordura, perder gordura

Por Portal Fit - Publicado em: 03/03/2016

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imagem meramente ilustrativa

Muitos ainda acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar diminuição de peso na balança.

Os músculos construídos pela musculação ajudarão a consumir as calorias excedentes que carregamos na cintura, abdômen, quadril e etc.

Saiba que emagrecer de forma saudável não significa necessariamente perder peso, mas sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura. Pense! Você prefere emagrecer e ficar com o corpo flácido e fraco ou emagrecer enrijecendo seus músculos e ganhando um corpo mais forte, saudável e atlético?

Os estudos e a prática comprovam que a musculação acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras.

Apesar de, na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo após o término da atividade física.

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar aproximadamente a mesma quantidade de kcal.

Após o exercício aeróbio, nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

A massa muscular acelera o metabolismo do nosso organismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma ideia, 1 kg a mais de músculos consome 15 kcal extras por dia.
Comprovadamente, a musculação é um excelente meio de reduzir a gordura corporal, mas os benefícios não se resumem a isso apenas. Ela estimula a síntese de proteínas melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor.

O correto é sempre associar a dieta aos exercícios físicos, num programa adequado às suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, sempre sob o acompanhamento de profissionais capacitados.

Além disso, os benefícios obtidos com a musculação serão mais duradouros, devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso.

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