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Como baixar a taxa de triglicerídeos do sangue.

Entenda os perigos e aprenda a controlar.

Palavra chave: triglicerídeos, triglicerídes

Por Portal Fit - Publicado em: 25/11/2015

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imagem meramente ilustrativa

Ter os níveis elevados de colesterol preocupa muita gente, mas o mesmo nem sempre acontece com as pessoas que descobrem que seu nível de triglicérides (ou triglicerídeos) está alto. Os triglicérides são ignorados por muitos, mas engana-se quem os acha inofensivos. Sem controle, se tornam perigosos e aumentam os riscos de doenças cardíacas e diabetes.

Os triglicerídeos são gorduras proveniente dos carboidratos e da própria gordura. Sendo assim, estão presentes em aproximadamente 90% da nossa alimentação, enquanto o colesterol normalmente é encontrado em 10% da nossa dieta.

Os triglicerídeos são originados de duas maneiras: da ingestão de alimentos gordurosos e da sintetização dos carboidratos no fígado.

Confira algumas dicas irão te ajudar a controlar/baixar os níveis de triglicerídeos da sua corrente sanguínea:

Carboidratos
Diminuir o consumo de alimentos como: massas, pães, frutas, biscoitos, doces, tubérculos e raízes, grãos e laticínios.

Gorduras
Diminuir o consumo de alimentos como: azeite, óleo, manteiga, queijos e carnes gordurosas.

Água, legumes e verduras
Veja abaixo a recomendação da quantidade de consumo desses alimentos que também auxiliam na diminuição das taxas de triglicerídeos no sangue:

• Água: de 1,5 a 2 litros por dia
• Legumes e verduras: de 4 a 5 porções por dia.

Exercícios físicos
O excesso de peso é a principal causa do aumento de triglicerídeos na corrente sanguínea, por isso, aliar uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos é a receita ideal para combater o triglicérides, uma vez que os exercícios físicos aceleram a queima de gordura corporal.

Para que o exercício físico consiga diminuir as taxas de triglicerídeos no sangue, o recomendado é praticar, no mínimo, 3x por semana, e ter a duração de no mínimo 40 minutos.

Evitar o consumo de álcool
Bebidas alcoólicas são muito calóricas e estimulam a produção de triglicerídeos. Portanto, evite ao máximo.

Veja abaixo a quantidade de calorias de algumas bebidas alcoólicas:

• 01 lata de cerveja = 147 calorias;
• 01 taça de vinho tinto seco = 107 calorias;
• 01 dose de uísque = 240 calorias.

Ômega três
Ômega três é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura insaturada que reduz o nível de triglicérides em nosso organismo.

Peixes como o salmão e atum são alimentos ricos em ômega três, e devem ser consumidos sempre que possível.

Lembre-se, apenas, de preparar o peixe de forma que o mesmo fique com baixo teor de gordura. Grelhar e assar são ótimas opções.

Açúcar
O açúcar é um dos piores tipos de carboidrato, e por isso esse alimento deve ser evitado ao máximo, seja na forma de doces, ou na forma de farinha branca, que, ao ser consumida, se transforma em açúcar em nossa corrente sanguínea.

O açúcar, quando absorvido, estimula a produção de triglicerídeos pelo fígado. 
Além disso, os triglicerídeos se depositam no pâncreas, atrapalhando o funcionamento das células de insulina. Esse processo faz com que a taxa de glicose no sangue aumente.

Tabagismo
O tabagismo é um hábito que aumenta as chances de um indivíduo ter doenças cardiovasculares e diabetes, do mesmo modo que as altas taxas de triglicerídeos no sangue também. Por isso deve ser evitado ao máximo.

Assim como o açúcar, o cigarro causa resistência a insulina.

Se, mesmo seguindo essas dicas, seus triglicerídeos não diminuírem em 30 dias, recomendamos procurar um nutricionista para ajustar a sua dieta. 


Riscos da alta taxa de triglicerídeos
Altos níveis de triglicerídeos aumentam o risco de doenças cardiovasculares como:

• Aterosclerose
• Pancreatite
• Esteatose hepática
• Derrame cerebral (AVC)
• Isquemia cerebral.

Manter a taxa de triglicerídeos no sangue sempre controlada diminui muito o risco de se contrair alguma dessas doenças.

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