Portal Fit - fitness, saúde e bem-estar
Selecione a categoria desejada
HOME > Beleza > Saúde da pele > Artigo

A importância do protetor solar.

O Fator de proteção solar não é a única coisa que importa em um protetor solar.

Palavra chave: protetor solar, verão, proteção solar, sol

Por Revista Corpo a Corpo - Publicado em: 06/03/2016

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook

imagem meramente ilustrativa

Os riscos para quem tem o hábito de sair de casa sem protetor solar são enormes. Entre eles: queimaduras, manchas, fotoenvelhecimento, câncer de pele, etc.

E não se deixa enganar por um céu cheio de nuvens. Os raios UVA conseguem ultrapassá-las facilmente, e os UVB, ainda mais agressivos, só são bloqueados quando elas estão bem cinza e carregadas, anunciando um grande temporal.

Ouito ponto importante é a questão do horário. Muitas pessoas costumam não usar proteção solar antes das 10h da manhã ou depois das 16h. De fato, a indicência de raios UVB é bem menor nesse horário, mas os raios UVA são constantes ao longo do dia.

Há ainda a luz visível (que enxergamos a olho nu) e os raios infravermelhos (IV), energia térmica transmitida por tudo que emite calor (sol, secador de cabelo, computador, etc.)

Ainda não existe uma fórmula capaz de impedir que os raios infravermelhos (que representam 50% da energia solar que atinge nosso planeta) cheguem à nossa pele, explica a farmacêutica e cientista da Johnson & Johnson do Brasil.

A boa notícia é que as pesquisas continuam exaustivamente e a indústria de cosméticos já disponibiliza uma série de produtos contendo antioxidantes que minimizam esses danos.
Portanto, não deixe pra depois, use o protetor solar.


DICIONÁRIO DO PROTETOR SOLAR:

FPS (fator de proteção solar)
Calculado com base no tempo que sua pele lava para começar a queimar. Alguém que está exposto ao sol durante 5 minutos, ao aplicar um protetor com FPS 30, deve multiplicar 5 por 30, que é 150. Essa pessoa terá 150 minutos de proteção. Quanto maior o FPS, mais proteção você terá. Quanto mais clara for a sua pele, mais sensibilidade você terá ao sol.

UVA (raios ultravioleta do tipo A)
Penetram profundamente e é daí que vem o seu bronzeado, mas também manchas, fotoenvelhecimento e o risco de câncer de pele. A letra A é do inglês aging, que significa "envelhecimento".

UVB (raios ultravioleta do tipo B)
Apesar de estimular a produção de vitamina  D e de seu alcance ser superficial, é a radiação solar mais prejudicial e também a responsável por aquelas queimaduras desagradáveis e dolorosas. As chances de eles causarem câncer de pele são ainda maiores. A letra B é do inglês burning, que significa "queimadura".

PPD (persistent pigment darkening)
Fator de proteção solar relacionado especificamente à ação dos raios UVA. Em algumas situações, o PPD é difícil de ser identificado, já que é simbolizado pelo sinal de mais (+). Um bom filtro solar deve ter, pelo menos, PPD 10 ou três sinais (+++).

Artigos relacionados:

MR Corretora de Planos de Saúde
Next Planos de Saúde
Siga o PortalFit Facebook Twitter Instagram E-mail

© PortalFit 2015. Todos os direitos reservados.

"As informações contidas neste portal possuem caráter meramente informativo, não substituindo, de modo algum, o acompanhamento de médicos, nutricionistas, educadores físicos ou quaisquer outros especialistas."